150 ANOS DE SANTOS DUMONT

BASM premia vencedores de concurso em homenagem a Santos Dumont

Concurso teve o tema “150 anos de Santos Dumont”, em homenagem ao ilustre pioneiro da aviação e Patrono da Aeronáutica
Publicada em: 26/07/2023 15:06
Imprimir
Fonte: Base Aérea de Santa Maria
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou, no dia 20/07, a cerimônia de premiação do XVI Concurso de Desenho, com o tema “150 anos de Santos Dumont”, em homenagem ao ilustre pioneiro da aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A atividade foi desenvolvida em parceria com a 8ª Coordenadoria de Educação (8ª CRE) e com a Secretaria de Município da Educação de Santa Maria (SMED), que mobilizaram os alunos das escolas estaduais, municipais e particulares da cidade e região a participarem.

Foram recebidos mais de 200 desenhos, que concorreram nas diversas categorias do concurso. Durante o evento de premiação, o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, recebeu o Coordenador Regional de Educação, José Luis Viera Eggres, além das integrantes da equipe avaliadora dos desenhos, como a representante da 8ª CRE, Carmem Pacheco, e a representante da SMED, Deise Facco Pegoraro.

Professores das escolas premiadas, familiares e alunos vencedores participaram da celebração. No total, quinze estudantes foram premiados com troféus e certificados, nas categorias Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental (Subcategorias do 1º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Destaque Ensino Fundamental e Destaque Ensino Médio.

Segundo a vencedora do primeiro lugar na categoria Ensino Médio, a estudante do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, Danieli Del Duca Pivetta, a temática dos 150 anos de Santos Dumont foi instigante e motivadora para pesquisar sobre a história do aviador. “Sempre gostei muito de desenhar e desde pequena pratico técnicas com tinta e aquarela. Para a proposta do concurso, estudei sobre a vida de Santos Dumont e pensei em enaltecer a imagem dele juntamente com o Brasil, seu país de nascimento, e sua mais famosa criação, o 14-Bis”, explicou.

Entre os integrantes da comissão avaliadora do XVI Concurso de Desenho, estava o Suboficial Cristian Luis Willkich de Melo, que, em 1995, participou do Concurso de Desenho da BASM como aluno. "Hoje faço parte do efetivo da BASM e tenho a honra de poder avaliar os desenhos dessas crianças e desses jovens. O interesse por desenho sempre me acompanhou e é muito gratificante analisar nas criações dos participantes o entusiasmo nos traços e nas cores de cada desenho", ressaltou o militar.

Os 15 desenhos premiados ficam expostos no Shopping Praça Nova, em Santa Maria, até o dia 26 de julho.

Fotos: Soldado Nogara / GSD-SM